Linhas de Pesquisa

Paisagem

Considerando a paisagem como síntese entre natureza e cultura, entre in visu e in situ, pode-se afirmar que essa relação, de alguma forma, sintetiza a indissociabilidade entre arquitetura e urbanismo. Busca-se compreender essas paisagens como fenômenos urbanos  justapostos em suas diversas dimensões, como espaço público, patrimônio, arte urbana, eventos urbano, que confrontam a sua materialidade em suas diferentes escalas e temporalidades no território. Trata-se de ampliar a discussão sobre paisagem de forma interdisciplinar questionando suas teorias, como também, práticas profissionais, legislação e instrumentos de gestão urbana. 

Membros: Carolina Pescatori, Luciana Saboia, Ricardo Trevisan.

 

Patrimônio Cultural

Os estudos e trabalhos associados a esta linha de pesquisa objetivam refletir, organizar propagar e avançar no debate crítico da historiografia e teorias sobre a prática preservacionista a partir de um amplo recorte temporal e de uma perspectiva multidisciplinar. As discussões dos processos de museificação, patrimonialização, do turismo e da indústria cultural, no contexto dos debates em torno da gestão do patrimônio, também constituem foco de interesse, bem como a análise dos processos de organização institucional da prática preservacionista. O patrimônio cultural como objeto de políticas públicas, do planejamento/desenho urbano ou do projeto arquitetônico, em intervenções de preservação, conservação, restauração, reconstrução, requalificação, reabilitação, revitalização ou reutilização também são alvo de reflexões e pesquisas.

Membros: Ana Elisabete, Eduardo Rossetti, Flaviana Lira, Luciana Saboia.

 

Projeto e planejamento

A linha de Planejamento urbano e territorial tem como objeto de estudo as bases teóricas e práticas do planejamento, do projeto e da gestão sobre a cidade e o território. Funda-se no conhecimento analítico, interdisciplinar e propositivo da produção e apropriação do espaço urbano em suas múltiplas escalas. Abarca estudos sobre configuração, revitalização e reabilitação do espaço público legislação urbanística, edilícia, ambiental e patrimonial, planos e projetos urbanísticos, regularização fundiária e mobilidade urbana e regional.

Membros: Benny Schvarsberg, Carolina Pescatori, Flaviana Lira, Marcos Thadeu Magalhães.

 

Teoria e historia da arquitetura, da cidade e do urbanismo

A linha reúne pesquisas que problematizam a história da arquitetura, da cidade e do urbanismo tanto no que diz respeito às questões teóricas quanto a suas práticas. Inserida nos campos disciplinares da arquitetura e urbanismo pode também agregar abordagem dos temas a partir de uma perspectiva multidisciplinar, com aproximações à história cultural, às ciências sociais e outros saberes. Enfatiza a importância do trabalho com as fontes primárias e o tratamento e a leitura de documentações, sem desconsiderar outros meios de complementação documental.

Membros: Eduardo Rossetti, Elane Ribeiro, Maria Fernanda Derntl, Ricardo Trevisan.

 

LABEURBE - Laboratório de Estudos de Urbe

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now