O Laboratório

          O laboratório foi criado em 2010 e reune professores de linhas de pesquisas distintas no âmbito do PPG-FAU e de Departamentos Acadêmicos distintos no âmbito da FAU-UnB o que reforça sua característica estrutural, qual seja, a diversidade na construção do conhecimento e se constitui num fórum de pesquisas e estudos permanentes para a produção de conhecimentos acerca das questões urbanas. O campo temático do LabeUrbe envolve diferentes escalas e categorias conceituais compreendidas entre a cidade, o urbano, a região e o território. Assim, o LabeUrbe abre-se para diferentes pesquisas e interações acadêmicas, científicas, técnicas e artísticas embora a ênfase seja dada ao campo da arquitetura e do urbanismo, que constitui também sua base institucional.
          Como fórum de estudos e produção de conhecimentos tem os seguintes objetivos: 1. Promover e abrigar estudos sobre o urbano em suas distintas escalas e abordagens. 2. Aproximar grupos de pesquisa que lidem com as questões urbanas nas múltiplas escalas e abordagens. 3. Estimular a consolidação dos grupos de pesquisa, buscando articulá-los em redes nacionais e internacionais através de intercâmbios e convênios com essas instituições. 4. Promover e realizar eventos (Seminários, palestras, conferências, etc.) nos quais o tema central seja o urbano. 5. Promover e realizar eventos abertos à participação da sociedade em geral. 6. Promover a aproximação com outros departamentos, faculdades, núcleos ou institutos da UnB que desenvolvam pesquisas afins (Letras, Geografia, Economia, Sociologia, Artes, Antropologia, História, Neur/Ceam, Engenharias e etc.) 7. Envolver os alunos de graduação e pós-graduação, no desenvolvimento das atividades técnico-científicas. 8. Articular recursos e apoios que possam viabilizar as pesquisas, estudos e atividades acolhidas no LabeUrbe, participando dos editais possíveis pertinentes ao seu âmbito de atuação.

As linhas de Pesquisa do LABEURBE são:

Membros: Ana Elisabete Medeiros, Benny Schvarsberg, Carolina Pescatori, Eduardo Rossetti, Elane Ribeiro, Flaviana Lira, Luciana Saboia, Marcos Thadeu Magalhães, Maria Fernanda Derntl, Pedro Paulo Palazzo e Ricardo Trevisan.